quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MÚSICA PARA INICIAR UMA AULA

A Música e a Criança - Inicinado nas Aulas

Se você percebe que seu filho é uma grande amante da música e apresenta certa habilidade com instrumentos musicais, você pode estar se perguntando se mesmo ele sendo muito jovem estaria pronto para as aulas de música.

Certamente se você forçá-lo a uma formação musical, ele pode até começar as aulas, mas provavelmente não vai seguir adiante. Mas se ele demonstra um interesse consistente em aprender a tocar um instrumento, então considere incentivá-lo.
Por onde começar

A maioria das crianças de cinco a sete anos está preparada para aulas de educação músical.

O piano é um início lógico para começar - com ele as crianças aprendem habilidades de digitação e os conceitos fundamentais necessários para outros instrumentos ou até mesmo para a música vocal.

Instrumentos de corda são também outra boa opção para começar. Os instrumentos de batidas ou de sopro são fisicamente mais exigentes e não são apropriados para as crianças menores de 12 anos.
O que você deve considerar

Pergunte a si mesma estas questões antes de procurar uma escola de música para seu filho:

* Você acha que ele vai estar disposto a isto? O que você faria se ele não gostasse das aulas?
* Será que ele consegue entender e manipular letras e números? (Ele vai necessitar de algumas instruções básicas em leitura e escrita de música, teoria musical e compreensão).
* Ele consegue concentrar-se em algo por pelo menos 20-30 minutos?
* Tocar instrumentos musicais faz exigências físicas. Será que seu filho tem o adequado desenvolvimento físico e controle motor para tocar? (Um bom professor de música pode ajudar a determinar a disponibilidade física do seu filho).
* O seu filho teve uma exposição musical adequada? Ele consegue manter uma batida constante, identificar notas incorretas em uma canção familiar e repetir o ritmo de base e os padrões de altura? (Se a resposta for negativa, estas habilidades devem ser trabalhadas antes de iniciar as aulas formais).

A escolha da escola ou instrutor de música

Se seu filho gostaria de iniciar uma instrução musical formal, verifique se ele está com um instrutor certificado ou em uma escola de boa reputação e que o instrumento utilizado é adaptado para o seu tamanho, bem como se as sessões não duram mais de 45 minutos - e de preferência que você possa fazer junto.

Geralmente, as igrejas ou organizações da comunidade têm grupos musicais abertos para as crianças.

A música é inerente a todos nós. Na verdade, os pesquisadores pensam que foi a partir da música que a linguagem humana se desenvolveu. Então, independentemente do seu filho se tornar num músico ou não, o fato dele gostar de cantar no chuveiro já é o suficiente para incentivar seu interesse pela música!

Um comentário:

  1. Olá...
    Muito interessante, os pais devem estar atentos para os interesses de seus filhos, principalmente se ele estiver interessado em coisas que só o vão fazer crescer, como a música!
    Parabéns...

    Estamos com postagem nova!
    confira e deixe um comentário!
    Desde já, obrigada!

    http://emefairtonsenna.blogspot.com/2011/11/o-dia-de-acao-de-graca-esta-chegando.html

    ResponderExcluir